Você sabe quanto vale a sua empresa? Esta interessante pergunta, aparentemente básica, cuja resposta exprime todo o suor, comprometimento e dedicação que os donos (e seus colaboradores) colocam nos negócios, muitas vezes é respondida com um sonoro NÃO. Talvez você tenha um número na cabeça, ou ao menos uma noção de “mais ou menos” quanto você ACHA que sua empresa vale. Mas verdadeiramente, este número está embasado em argumentos de mercado, premissas e cálculos que expliquem a razão deste valor?
O processo de encontrar o valor de empresas, comumente conhecido como VALUATION, pode ser realizado por meio de algumas metodologias, sendo a mais utilizada no mercado a denominada de “Fluxo de Caixa Descontado da Empresa”. Com base nas previsões de receitas, custos e despesas futuras esta metodologia apresenta um valor hoje, de todos os resultados que a empresa terá no futuro. Ela calcula o caixa em excesso (Free Cash Flow) dos períodos vindouros depois de todas as saídas, incluindo necessidades de investimento em giro e ativos fixos.
Uma empresa não vale somente a soma de seus ativos descritos no Balanço Patrimonial. Se este fosse o caso, seria muito fácil saber quanto ela vale. No entanto, o real valor da empresa está na expectativa futura de resultados que ela terá, trazidos a valor presente, descontados por uma taxa que reflita o risco do setor que ela está inserida. Este é o VALOR ECONÔMICO da empresa, o qual é muito diferente do valor contábil. Um exprime o valor dos ativos isoladamente, em caso de fechamento da empresa e venda de suas máquinas, instalações etc. O outro exprime o valor em sua continuidade, tendo por base o princípio que ela continuará suas atividades (Going concern), gerando resultados continuamente. Este é o valor calculado pelo método Fluxo de Caixa Descontado.
Para calcular-se o valor econômico deve-se ter em mãos uma série de informações como a estrutura do mercado no qual a empresa está inserida, o nível de concorrência, a expectativa de crescimento do setor, expectativa de crescimento do PIB do país, taxa de juros futuro, fatores que possam causar oscilações em suas projeções etc. Com isso são elaboradas as premissas que embasarão os resultados futuros que servirão de fonte para o cálculo do VALUATION. Este cálculo levará em conta o Custo do Capital Próprio (Ke), Custo da Dívida se houver (Ki), estrutura de capital etc., mas este não é o tema deste texto e sim, informar que você pode ter a estimativa de valor de sua empresa calculada de forma coerente e respeitada pelo mercado.
Por fim, VALUATION pode e deve ser feito por todas as empresas, grandes, médias e PEQUENAS. Afinal de contas, você merece saber quanto vale todo o esforço de seu trabalho. E, quando alguém se aproximar de você querendo adquirir seu negócio ou parte dele, você estará muito mais seguro e apto para fazer uma boa negociação, honesta e justa para todas as partes.
留言